UCB abre vagas para ingresso como aluno especial

Estudantes aproveitam os créditos para cursar mestrado

*Por Kesley Pereira

A Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece, em seus programas de mestrado e doutorado, a possibilidade de cursar até cinco disciplinas como aluno especial. Essa forma de ingresso possibilita ao estudante iniciar a pós-graduação de acordo com a sua disponibilidade de tempo e orçamento. Como aluno especial, o estudante não pode concluir a sua pós-graduação, mas os créditos cursados poderão ser utilizados quando o aluno for selecionado para o curso regular.


A fotógrafa Faiara Assis da Rocha (32) é um exemplo de aluna especial que ingressou no mestrado profissional depois de conhecer suas vantagens e a dinâmica do curso. Segundo ela, essa forma de ingresso é válida especialmente para quem tem pouco tempo de se dedicar ao curso regular ou tem alguma dúvida sobre as linhas de pesquisa. “Entrei como aluna especial porque queria primeiramente conhecer o curso, sua dinâmica e a rotina de estudos. Gostei e iniciei o curso regular aproveitando os créditos cursados”, conta.


O processo seletivo para os programas de mestrado e doutorado acontecem duas vezes ao ano, geralmente em julho e dezembro. Os alunos aprovados no processo iniciam o curso no início do semestre seguinte. O edital para aluno especial costuma ser publicado juntamente ao edital para o aluno regular.

Como funciona

A UCB divulgará o edital de abertura de inscrições em seu site, com todas as informações necessárias para o ingresso na pós-graduação Stricto Sensu. O aluno interessado deve realizar a sua pré-matrícula, enviando para o e-mail informado a documentação necessária, acompanhada do Formulário de Inscrição.

Após o encerramento das inscrições, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação fará a análise e retornará, via e-mail, com o resultado da seleção. Caso o aluno seja aprovado, deverá procurar o Atendimento Estudantil – ATENDE, para efetivação de matrícula.
Para maiores informações, acesse o site da UCB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *