Inspirados no mercado de trabalho

Pesquisas de mestrado apresentam soluções para problemas encontrados nas realidades profissionais

*Por Nathália Vargas

A proximidade entre a academia e a vida profissional dos estudantes tem se refletido nos temas das pesquisas realizadas por mestrandos da UCB. Com experiência e diante dos desafios que cada carreira impõe, alguns alunos se inspiram nas dificuldades e desafios encontrados nos próprios empregos para desenvolver teses e apresentar soluções práticas para empresas e órgãos. Essa correlação entre o mercado e a academia é uma consequência natural do perfil do mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, segundo o professor Robson Dias.


Para o docente, é justamente essa proximidade entre a vida profissional e a academia o maior diferencial desse curso. “A dinâmica é diferente, moderna e inovadora. Permite que os alunos apresentem produtos em vez da pesquisa tradicional como é feita na maioria dos outros cursos stricto sensu”, opina.

Diego Guerra busca soluções para o BB
Crédito: arquivo pessoal

Um exemplo disso é Diego Guerra Quadros, que atua como gerente de soluções do Banco do Brasil e é aluno do curso de mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa na UCB. Ele está desenvolvendo projeto diretamente ligado ao seu trabalho. Diante do problema real do tempo de espera pelo atendimento nas agências, ele pesquisa soluções para aprimorar o atendimento. “Nosso desafio é tentar equilibrar a capacidade entre as agências, desde a quantidade de funcionários até o melhor ponto para poder colocar uma agência ou posto de atendimento”, afirmou.


Diego Guerra destaca ainda que a ideia do projeto é facilitar o serviço para o cliente através do aplicativo do banco. “A ideia foi fazer uma funcionalidade no aplicativo baseado em georreferenciamento, onde seja apresentado ao cliente o ponto de atendimento mais próximo e com melhor disponibilidade para atender o serviço que ele precisa naquele momento”, disse.

Rachel Porfírio pesquisa sobre Fake News
Crédito: arquivo pessoal

Rachel Porfírio também é aluna do Mestrado em Inovação da UCB. Gerente de Comunicação e Marketing da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ela conta que já enfrentou crises de comunicação graves nas agências onde trabalhou e, a partir dessa experiência, decidiu elaborar um guia de consulta sobre atuação das equipes nos casos de disseminação de fake news.

Dessa forma, a discente pretende ajudar empresas no combate às informações falsas. “Trabalhei em algumas crises de comunicação importantes e paralelamente eu venho observando essa questão das fake News. É interessante como sempre tem uma informação errada. Então, senti a necessidade de ter um manual rápido para conseguir organizar ideias e atuar numa situação dessas”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *